10 Frases que toda Gestante já ouviu


Olá, mamães e papais!

Na minha primeira gestação, contei para todos assim que descobri a gravidez. Ou seja, com apenas 4 semanas, todos que eu conhecia já sabiam e faziam mil e uma perguntas (que eu nem mesmo sabia responder). Foram muitas frases completamente sem noção e que, apesar de eu ignorar boa parte, me incomodava sempre que falavam.

Como forma de prevenção, na segunda gestação demorei 4 meses (invés de 4 semanas) para anunciar o novo integrante da família - e muita gente ainda não sabe que estou grávida. Fiz uma lista de afirmações e perguntas que aposto que pelo menos uma vocês já ouviram! Então lá vai minha lista seguinda dos meus comentários! :)



1. Já pensou nasce a cara do pai?

Estranho seria se nascesse com a cara de outra pessoa, né? É claro que queremos ver algo de nós em nossos filhos, mas nascer com a cara do pai também faz parte. Não seja desagradável!

2. Gravidez não é doença!

E nem motivo pra você dar opiniões que eu não pedi. Cada mãe passa pela gestação de uma forma. Na minha primeira gravidez eu me sentia bastante cansada mesmo sem fazer nada, porém não tive nenhum outro sintoma. Já na segunda tive tonturas, queda de pressão, nariz ressecado (o que desencadeava rinites e sinusites diariamente), entre outros. É necessário respeitar esse momento. Gravidez não é doença, mas falar isso para uma grávida (que pode também possuir algum problema de saúde, inclusive) é extremamente indelicado. Você não sabe pelo que ela está passando!

3. Sua barriga está enorme. É melhor fazer cesarea!

Claro, tudo a ver... Só que não! Tamanho de barriga indica absolutamente NADA! Não se iludam com essa falsa necessidade de cesarea, ok?

4. Você quer parto normal ou cesarea? Que louca!

Não importa a resposta. Você está errada! Eu tinha vontade de socar a pessoa sempre que me perguntavam isso, principalmente se ela falasse “acho que você não vai conseguir”. Gente, (quase) toda mulher consegue parto normal. Por que eu não conseguiria? Pior são os motivos: “você não vai aguentar a dor” e “eu não consegui, duvido que você consiga”. Oi?

5. Você está comendo por dois?

Estou. E se reclamar, como você também!

6. Aproveite para dormir agora, porque depois... esquece.

Obrigada pela dica maravilhosa! s2s2s2

7. Mais um filho? Você é louca.

Sou mesmo! Imagina quando eu decidir ter o terceiro então? :O

8. Parabéns! É menino ou menina?

Tudo bem perguntar isso, mas não quando você nem completou 3 meses. Ou pior: perguntar isso toda semana: “E aí, já descobriu o sexo?”. Chegou um momento que eu começava a responder “Ainda não sei. Assim que eu descobrir, você será o primeiro a saber!”. A mãe passa por um turbilhão de hormônios e existe muita tensão e ansiedade para descobrir o sexo do bebê. Afinal, quem não quer escolher o nome e montar o enxoval todo personalizado? Ficar pressionando a mãe ou o pai sobre o assunto é bastante chato!

9. Ainda não nasceu?

Poxa, gente. Não tem nem o que falar sobre essa pergunta, né? Você está claramente mais grávida que nunca e a pessoa te pergunta se ainda não nasceu… Muitas vezes eu respondia em tom de brincadeira “Nasceu, esse aqui já é outro”.

10. Eu acho que você não vai ter leite.

Quem é você para dizer que uma gestante não vai ter leite? Além de indelicado, mostra a falta de noção de quem fala. Mães, não se magoem. Pais, apoiem as mamães. Amamentar é parte da maternidade e muitas mães fazem questão de fazê-la. Quem fala uma besteira dessas não imagina o quanto pode magoar!



Bônus:

Para mães de segunda viagem, sempre após falarem de algo sobre seus filhos (desde “não dorme direito” a “adora pintar a parede”): “Imagina agora que você vai ter dois”.

Vamos continuar a lista? Qual foi a coisa mais sem noção que vocês já ouviram?
Escrevam nos comentários :)

Um super beijo,
Verônica :)

Leia mais sobre gestação:
Conselhos às Grávidas de Primeira Viagem
Mito ou Verdade: Chocolate Ajuda a ver o Sexo do Bebê
Conversando com Meu Bebê
Compartilhar no Google Plus

Escrito por Verônica Ponce

0 comentários:

Postar um comentário