Como cortar unhas de Bebê e Recém Nascido


Olá, papais e mamães!

Já falamos sobre o banho do recém-nascido, agora vamos para outra etapa da higiene dos pequenos que também é quase uma pequena missão: cortar as unhas. É debaixo das unhas que muuuita sujeira encontra abrigo para ficar e é por isso que manter as unhas curtas e higienizadas é tão importante - principalmente quando falamos de um bebê que sempre leva a mão a boca.

Se você é um pai ou mãe de segunda viagem, já tem a vantagem da experiência do seu lado, mas é sempre bom relembrar alguns desses cuidados que são essenciais no comecinho da vida dos anjinhos.

Luvinhas pra que te quero!

É normal que o unha recém nascido seja um pouco comprida e, consequentemente, o bebê pode ter alguns arranhões ao nascer. Com o nosso bebê não foi diferente. No hospital é proibido cortar as unhas do bebê e a equipe médica não pode oferecer este serviço por haver risco de infecção. Sendo assim, é comum o nenê usar luvinhas nos primeiros dias a fim de evitar que se arranhe. Você só poderá cortar as miniaturas de unha quando chegar em casa. Essas luvinhas costumam vir em kits que também vem meias e tocas.

Inclua esses dois itens no enxoval:

Além das luvinhas, é legal já incluir o kit de cuidados com as unhas no enxoval. Não sabe onde vende? Calma, pois é bem fácil encontrá-los! Geralmente tem em mercados grandes, mas você também pode achar nas farmácias. A maioria desses kits conta com um cortador de unha, uma tesourinha com ponta redonda e uma lixa.

A temida guerra Tesoura x Cortador 

Qual item usar fica totalmente a critério dos cuidadores. No começo, eu (Vitor) tinha muito medo de machucar os dedinhos do Lorenzo com o cortador, então usava a tesourinha, mas começamos a perceber que muitas vezes ficavam pontinhas nos cantinhos do dedo ou elas inflamavam. Depois de começar a usar o cortador, isso não aconteceu mais. Então se vocês começarem a notar que os dedinhos estão inflamados ou que o bebê continua se arranhando, mudem de estratégia!

Tá, já entendi tudo. Como cortar?

Primeiro de tudo: Tenha calma! Cortar as unhas de um bebê é muito mais trabalho que cortar as nossas, até mesmo pelo receio que temos de machucá-los. Então vamos lá!

Passo ZERO: Esterilize seu kit com álcool ou lave-o com água e sabão.

1. Mantenha o bebê calmo! Se ele estiver agitado, espere até que se acalme para cortar;

2. Segure com firmeza tanto o dedo que for cortar quanto o utensílio de corte (tesoura ou cortador), assim evitando possíveis cortes;

3. Empurre o dedo para trás, assim você terá uma maior firmeza para cortar apenas a unha (e não a pele);

Dicas:

1. Não deixe as unhas muuuuito curtas. Deixe sempre uma parte branca sem cortar, pois é bastante incômodo unhas muito curtas, né?

2. Se escolher o cortador, aperte-o até o final para evitar que fiquem falhas. Se cortar com tesoura, tome cuidado para cortar também os cantinhos das unhas e não deixar nenhuma pontinha. Esse cuidado garante que o dedo não inflame. Nunca puxe as unhas!!

3. Caso você corte o bebê, lave o corte imediatamente para evitar inflamações.

SUPER DICA!Nem todo bebê deixa que os pais cortem as unhas tranquilamente, então vocês podem cortá-las enquanto o bebê estiver dormindo. Aqui funciona assim e é sucessooooo!


Esperamos sempre poder ajudar vocês!
Acompanhe nosso blog para mais dicas do mundo dos bebês.

Até a próxima!
Vitor e Verônica :)
Compartilhar no Google Plus

Escrito por Verônica Ponce

0 comentários:

Postar um comentário