Um dos exames mais esperados por toda gestante é o ultrassom. E não é pra menos! É através dele que "vemos" nossos filhos pela primeira vez e escutamos seu coraçãozinho. ♥
Agora vem a pergunta: Você sabe como funciona o ultrassom (ou ecografia)? Hoje falaremos especificamente sobre o Doppler, que é uma modalidade de ultrassonografia e é importante você saber o motivo de o médico pedí-lo em seu exame.
Como funciona o ultrassom?
Ultrassom, ultrassonografia ou ecografia são três palavras para a mesma definição. Ele é um exame não-invasivo que reproduz uma imagem através de ondas. Não há riscos para mamãe ou bebê, sendo um exame seguro.E o que é visto no ultrassom?
Uma infinidade de coisas! Desde o peso do bebê até o tamanho de seus órgãos, a placenta da mãe, parede do útero, batimentos cardíacos, fluxo sanguíneo do bebê e do cordão umbilical, entre outros.O que é Doppler e para que serve?
O Doppler é uma modalidade de ultrassom que fornece imagens da rede vascular e do fluxo sanguíneo do corpo. Isso significa que, através dessa modalidade, é possível ver onde o sangue está chegando. E por que isso é importante? Porque é o sangue que leva nutrientes e oxigênio para o resto do corpo. Através do Doppler, é possível avaliar o crescimento do bebê, o amadurecimento da placenta e a quantidade de líquido amniótico.
Quando é feito o ultrassom com Doppler?
Geralmente ele é pedido pelo médico no terceiro trimestre, quando o bebê já está mais desenvolvido, porém pode ser pedido antes também.Então agora que você já sabe o que é Doppler, preste atenção quando fizer o exame, pois o ultrassom se torna muito mais interessante quando entendemos o que estamos vendo!
Um super beijo,
Verônica
Leia mais sobre gestação:
• É normal sentir cansaço em excesso durante a gravidez?
• O que organizar antes de o bebê nascer
• O que esperar do Pós-Parto
Photo Credit: Janiferkiva via Compfight cc
0 comentários:
Postar um comentário