O que organizar antes do bebê nascer | Mãe de Primeira


Não adianta. Mesmo as mães mais tranquilas ficam ansiosas ao avistarem sua DPP (data prevista para o parto). À medida que a barriga vai crescendo pensamos sobre as mil coisas que teremos que fazer após o nascimento. Mas, e antes do bebê nascer? O que podemos fazer para facilitar a vida no puerpério (pós parto) e recebermos nossos filhotes da melhor maneira possível? Vamos lá a algumas dicas:

Pense em qual será sua rede de apoio

Até as mães de segunda ou terceira viagem precisam de uma mãozinha – acho até que precisam de mais ajuda que as mães de primeira viagem! Pense em quem poderá estar com você durante os primeiros dias, ainda que não seja em tempo integral. É muito bom ter ajuda, nem que seja para cozinhar, limpar a casa ou ficar com o bebê enquanto você toma banho.

Decida sobre o seu tipo de parto

Busque informações sobre os tipos de parto. Essa é uma decisão importante a ser tomada pela família e merece a sua atenção. Converse com o seu médico e com outras grávidas e mães. A internet também está cheia de vídeos e textos bacanas sobre o tema. Até mesmo aqui no blog você pode ler mais sobre o assunto (Leia os posts “Qual o tipo de parto certo para você” e “Violência obstétrica”).

Avise aos amigos e familiares sobre as visitas durante o pós parto

Algumas mulheres decidem por receber visitas na maternidade, outras em casa e outras imploram por paz no primeiro mês de vida do bebê! Discuta com seu parceiro qual a melhor opção para vocês. Aqui nós decidimos receber a família e amigos na maternidade, pela estrutura e conforto que ela oferece. Avisamos a todos que esse é um momento único para nós, que precisaremos de tranquilidade em casa, e que, se não puderem ir à maternidade, o ideal é visitar a nossa pequena após o primeiro mês de vida.

Busque um pediatra com o qual você se identifique

A primeira consulta do bebê geralmente acontece com 7 dias de vida. Você se imagina correndo atrás de um médico logo na primeira semana após o parto? Parece difícil, não? E é! Por isso é bom buscar um pediatra ainda durante a gravidez. Se possível, marque uma consulta para conhecê-lo.

Resolva suas pendências domésticas

Em geral as pendências no trabalho nos preocupam bastante quando vamos sair de férias ou licença. Nesse caso, também é bom resolver todas as pendências domésticas que você conseguir, pois caso não possa se dedicar a isso, pode ser que você também não tenha tempo pelos próximos meses!

Compre roupas que facilitam a amamentação

Durante toda minha gestação, procurei roupas que pudesse usar antes e após o parto. Busquei dar preferência a roupas com botões na frente, decotes transpassados ou alças que desencaixassem (muito comum em sutiãs e blusas para amamentação). Tudo para facilitar a abertura na hora do “lanchinho” do seu bebê.

Busque um tempinho para se dedicar somente a você

Algumas mulheres podem querer meditar. Outras ler um bom livro ou ver aquele seriado que sempre tiveram vontade. Outras ainda optariam por marcar uma massagem ou horário no salão de beleza. Não importa o que. O importante é pensar um pouco em você e no que você realmente tem vontade de fazer. Após o parto, acabaremos por nos dedicar muito ao bebê e pode demorar um pouco até ajustarmos a rotina e voltarmos a pensar um pouquinho em nós mesmas.

Estoque os produtos que você mais usa

Tem espaço em casa? Estoque produtos de limpeza, higiene pessoal, snacks e tudo o que puder ser guardado por algum tempo. Aqui em casa resolvemos inclusive congelar comida, em porções individuais. Como marmitinhas mesmo! Isso facilita o dia a dia e pode te dar mais tempo para descansar enquanto o bebê estiver dormindo.

Prepare as coisas básicas para o bebê

Onde o bebê vai dormir? Já lavou as roupinhas? A mala da maternidade está pronta? Os itens de banho e transporte do bebê estão à postos? A mala da maternidade e a lavagem das roupinhas podem ser deixadas para o final da gravidez, mas o restante pode ser resolvido mesmo no início. Com 37 semanas é bom que esteja tudo resolvido, para que você fique tranquila, caso você entre em trabalho de parto um pouco antes da data prevista.


Até a próxima.
Ana Cecília Calvente

Photo Credit: Carlos Rodrigues Silva
via Compfight cc









Leia mais sobre gestação:
Conselhos às Grávidas de Primeira Viagem
Mito ou Verdade: Chocolate Ajuda a ver o Sexo do Bebê
Conversando com Meu Bebê
Compartilhar no Google Plus

Escrito por Ana Cecília Calvente

0 comentários:

Postar um comentário