Manual de Visitas a Recém-Nascidos

visita a recém-nascido


Nasceu o filhinho de uma amiga ou aquele sobrinho tão esperado? Caso resolva visitar o pequerrucho antes do primeiro mês de vida, tenho dicas valiosas pra que você não cometa nenhuma gafe ou ponha em risco a saúde do fofucho.

1. Assegure-se qual a preferência dos novos papais quanto a visitas na maternidade ou em casa. Cada casal prefere receber visitas em um local e é importante respeitar isso.

2. Pergunte aos pais se eles estão prontos e a vontade para receber visitas. Esses primeiros momentos são de extremos cansaço e intimidade. Pode ser que a família esteja passando por momentos delicados, então é importante estar preparado para ouvir que o melhor é esperar alguns meses antes de fazer a visita. Não é nada pessoal.

3. Se estiver doente, ainda que com um simples resfriado, deixe para ir em outro momento. O bebê é muito frágil e não pode correr o risco de adoecer.

4. Pelo mesmo motivo, não o beije ou pegue em suas mãozinhas. Eles costumam colocar a mão na boca o tempo todo. Leia: "Cuidado! Os Riscos de Se Beijar/Pegar em Mãos de Bebês"

5. Assim que chegar, higienize as mãos. É muito provável que a nova mamãe tenha providenciado um frasco de álcool gel e colocado à vista das visitas. Caso não encontre, lave com água e sabão mesmo.

6. Não é bacana usar perfumes ou desodorantes com cheiro forte, isso costuma irritar os bebês.

7. Fotos devem ser sem flash e com autorização dos pais. Logicamente, os pais também devem concordar sobre postagens em redes sociais.

8. Evite fazer barulho e conversar em tons muito altos.

9. Sei que a ansiedade por carregar o bebezinho é enorme, mas espere que os pais ofereçam essa possibilidade. Caso o contrário, deixe para a próxima visita.

10. Tudo ainda é muito novo para o bebezinho. Se ele começar a chorar, pode ser por medo de algo e o colo da mãe é onde ele se sente mais seguro. Tentar acalmá-lo pode irritá-lo ainda mais, além de deixar a nova mamãe nervosa. Deixe-o em mãos conhecidas.

11. Segure os conselhos e palpites. Já ouviu a expressão “se conselho fosse bom ninguém dava, vendia”? Pois é, por melhores que sejam suas intenções, os pais provavelmente não aguentam mais ouvir sugestões de todo mundo. Não seja mais um!

12. A hora de amamentar deve ser silenciosa e tranquila. Entenda como um sinal de que a visita deve chegar ao fim. Os bebês costumam dormir após a mamada, e os papais precisam aproveitar o momento para descansar.

Dito isso, aproveite a visita!

Abraços e até a próxima,
Ana Cecília Calvente | Mãe de Primeira

Photo credit: Andrews Rodrigues via Visual Hunt / CC BY-NC-SA

Leia mais:
• O que é Amamentação em Livre Demanda? Entenda os Benefícios
• O que Esperar do Pós Parto
• O que Organizar Antes de o Bebê Nascer
Compartilhar no Google Plus

Escrito por Ana Cecília Calvente

0 comentários:

Postar um comentário