Cuidados no Banho


Olá, mamães e papais!

Vamos começar a semana falando sobre alguns cuidados necessários em relação a higiene dos nossos recém nascidos. Se você é pai ou mãe de segunda viagem, já tem a vantagem da experiência do seu lado, mas é sempre bom relembrar alguns desses cuidados que são essenciais no comecinho da vida dos anjinhos.

Hoje falaremos do banho, esse momento super gostoso para os recém-nascidos.
Primeiro de tudo: dar banho nos pequenos não é nenhum bicho de sete cabeças. No começo, eu aconselho que peça ajuda de alguém nessa missão, porque é um pouco complicado segurar o bebezinho e lavá-lo ao mesmo tempo. Com a prática, você terá maior confiança para começar a dar o banho sem ajuda. Há algumas opções que auxiliam nessa tarefa, como apoios, "boias" e redes para banheira, que seguram o bebê para que você dê o banho sem preocupações.

Itens necessários

Para o banho, você precisará basicamente de um balde/ofurô ou banheira, algodão, cotonetes e sabonete líquido e álcool 70% (para limpeza do coto umbilical). Deixe esses itens separados antes de começar o banho, pois facilita - e muito - ter todos os objetos próximos. Nossos anjinhos já estão acostumados com a água - até porque eles viviam como peixinhos nadando na barriga da mamãe. Essa hora pode ser bem relaxante para eles, cabe aos pais terem calma e paciência.


Prepare a água
Na hora do banho, a primeira coisa a se fazer é checar a temperatura da água. Isso é bem fácil de se fazer! A temperatura ideal é de 36º graus Celsius e vocês podem checar com o pulso ou o cotovelo. Há também termômetros para água, mas esse não é um item obrigatório do enxoval. Depois de checar a água, tire a roupinha do bebê aos pouquinhos, pois a sensibilidade deles é muito maior que a nossa. Quando colocá-lo na água, também faça com delicadeza.

Ambiente
Certifique-se de que o local está completamente fechado e que não haja nenhuma corrente de ar passando. É comum dar banho tanto no banheiro quanto no quarto (por conta do tamanho da banheira), mas isso não faz diferença desde que o local esteja quente. Ninguém gosta de tomar banho em um ambiente frio, certo? :)

Ouvidos
O primeiro cuidado ao começar o banho é de tampar os ouvidinhos com os dedos para que não entre água. Para fazer isso, você deve usar os próprios dedos, segurando a cabeça do nenê por trás. Nunca tampe com algodão, pois ele pode molhar!

Olhos
Vá molhando o seu bebê aos poucos para que ele possa sentir a água sem sentir medo. Limpe os olhinhos dele com água (pode utilizar um algodão para auxiliar) fazendo movimentos circulares de dentro para fora.

Corpo
Passe o sabonete líquido no algodão e comece a limpar o restante do corpo. Nunca passe o sabonete líquido diretamente na pele do bebê, pois, como já dissemos antes, a pele dele é muito sensível. Faça movimentos delicados sempre! Enxague até sair todo o sabão.

Secando o bebê
Após o banho, seque o bebê com bastante calma. Certifique-se de que secou todo o corpo, inclusive entre os dedinhos das mãos e dos pés, a orelha e também a virilha. Lembre-se de manter o bebê em local quentinho nesse momento.

Cuidando do coto umbilical
Nos primeiros dias de vida, seu bebê ainda terá o coto umbilical, que deve cair entre uma a 2 semanas após o nascimento. Para cuidar do coto, primeiro deixe-o bem sequinho. Depois, passe álcool 70% em um cotonete para limpar ao redor do umbigo, eliminando qualquer risco de contaminação. Não cubra com paninhos ou faixas. O ideal é deixar essa região livre para secar e cair sozinho.

Outra super dica:

Durante o banho, que tal colocar uma músicas relaxante para ajudar a acalmar o bebê? A música deixa a hora do banho mais gostosa ainda!

A escolha dos produtos certos
Lembre-se também de escolher produtos adequados para o banho dos pequenos, como shampoos e sabonetes que não ofereçam riscos caso caiam nos olhos e, preferencialmente, sabonete líquido por possuírem menos química que os em barra. É bacana lembrar também que o talco não é mais utilizado, pois as crianças aspiram a névoa que se forma quando passamos o pó no bumbum e o produto também resseca a pele, ok?

Viram só quantos cuidados são necessários na hora do banho? É por isso que sempre indicamos que pai e mãe estejam presentes nessa hora. Não se preocupe se nas primeiras vezes o bebê chorar ou entrar um pouco de água no ouvido dele. Não entre em desespero! Como tudo na vida, o banho também é questão de prática :)

Esperamos que esse post tenha explica bem a importância da higiene com nossos anjinhos e que vocês possam aproveitar bastante esse momento mágico que é a hora do banho.

Um super abraço,
Verônica e Vitor
Compartilhar no Google Plus

Escrito por Verônica Ponce

0 comentários:

Postar um comentário