Dicas para aliviar a azia na gestação
A gravidez é um momento lindo e muito esperado na vida de muitas mulheres e a experiência é fantástica em quase toda sua extensão... quase! Só quem passa pela gestação sabe o quanto a gravidez também pode ser incômoda. Infelizmente, é muito comum que a azia apareça, principalmente no fim da gestação, quando o bebê já está grande e o útero comprime mais ainda os outros órgãos.
Arrotos, sensação de ácido quente subindo pelo peito, sabor amargo na boca, queimação. Esses sintomas são bem comuns ao fim da gestação, porém há algumas formas para aliviá-los. Confira:
Nozes
Quando consumida crua, essas pequenas delícias crocantes podem ajudar a se livrar da azia devido ao seu alto teor de óleo que acalma e neutraliza o ácido do estômago.
Banana
O potássio contido na banana contribui para a renovação da mucosa do estômago, diminuindo o desconforto. Ela também neutraliza o ácido de forma natural.
Água de coco
A água de coco é um neutralizador de ácido natural e pode trazer rápido alívio.
Vinagre de maçã
Embora o sabor seja desagradável, o teor de ácido no vinagre de maçã “diz” ao estômago para parar de produzir mais ácido e consequentemente a sensação de azia é interrompida. Pode parecer estranho, mas misturar uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo com água pode aliviar a azia e é completamente seguro. Só não exagere na dose para não passar mal por conta do sabor.
Gengibre
O gengibre é uma ajuda natural para o trato gastrointestinal. O gengibre “absorve” o ácido do estômago e alivia a sensação de queimação. Você pode tanto fazer um chá com a raiz ou comê-la crua.
Iogurte
O iogurte ajuda a regular os ácidos do estômago e por isso colabora para a sensação de alívio. Por ser um produto a base de leite, o ideal é que o consumo não seja em excesso. Limite o consumo a um copo de iogurte por dia.
Além desses alimentos, outra dica é comer menos e na hora certa. Quando você está grávida, há menos espaço para o seu estômago se expandir e manter uma alimentação baseada em pequenas porções não só evita a azia a curto prazo, mas durante toda a gravidez, pois o ganho de peso extra pressiona mais ainda o seu abdômen, o que pode desencadear o mal estar.
Por isso, ao invés de três refeições pesadas, que tal seis menores e em intervalos mais curtos? Isso fará uma grande diferença na sua vida com relação a azia, pode acreditar.
Leia mais sobre gestação:
• É normal sentir cansaço em excesso durante a gravidez?
• O que organizar antes de o bebê nascer
• O que é doppler e para que ele serve?
0 comentários:
Postar um comentário