O que Esperar do Pós Parto

mãe e recém nascido


Passada a gravidez e o parto, iniciamos uma nova etapa em nossas vidas. Temos agora um (ou mais) bebezinho lindo para cuidar, mas esse início, apesar de cheio de amor, pode ser um pouco conturbado. Você sabe o que esperar do pós parto? É sempre bom ter informação, então vamos lá para alguns pontos importantes sobre o puerpério (pós parto).

Sangue, muito sangue!
Toda mulher tem sangramento vaginal nos primeiros dias. O processo indica que o corpo está eliminando todo o material que revestia o útero durante a gravidez. Isso acontece tanto após parto normal quanto após uma cesárea. Com o tempo, a secreção muda de cor de vermelho para marrom ou amarelo. Quanto a isso não temos muito o que fazer, além de comprar alguns pacotes de absorvente noturno e esperar passar.

Choro do bebê sem motivo aparente

O bebê leva um tempo para se adaptar à vida fora do útero. Até então tudo que ele conhece é um ambiente escuro, quentinho, com barulhos filtrados e balanço constante. Sem contar que a comida é liberada sem restrição de horário ou quantidade. Parece o paraíso, não? E é! O que acontece é que um belo dia o dono desse hotel 5 estrelas avisa que o bebê precisa se mudar e nesse novo lugar tudo é diferente e assusta mesmo. Tenha paciência com esse novo habitante do mundo. Muito colo e mamadas em livre demanda o ajudarão a se sentir mais seguro para se adaptar de forma tranquila.


Poucas horas de sono por noite
O leite materno, apesar de extremamente nutritivo, é de fácil digestão, o que faz com que o bebê o solicite a todo momento. Os novos pais também terão a missão de trocar fraldas e acalentar o bebê durante a noite, o que diminui ainda mais as horas de sono. Uma dica é ajudar o bebê a entender o que é dia e o que é noite, mantendo-o em local escuro e tranquilo durante a noite e com mais estímulos durante o dia. Enquanto houver sol, você pode manter a rotina diária de casa, com seus ruídos normais, como conversas, panelas e aspirador de pó. Aos poucos o bebê começará a ficar mais acordado durante o dia do que a noite.

Visitas a todo momento
Certamente muitas pessoas irão querer conhecer o seu bebê. Nessa hora amigos e familiares precisam estar cientes do seu desejo de receber ou não visitas. Não tenha medo de ser mal entendida. As pessoas compreendem que esse é um momento único e que você e seu bebê estão se conhecendo e que precisam de descanso e privacidade.

Enfermeiras entrando no quarto todo o tempo
Quando se está num hospital não há como se safar disso. Mesmo após partos normais, a todo tempo entrarão enfermeiras para checar sua pressão e temperatura. Esteja sempre preparada para a entrada de estranhos no quarto.

Dificuldades ao amamentar
Muitas mães relatam problemas. O bebê tem o reflexo de sugar, mas não vem ensinado sobre a pega. Pode levar um tempo até que a mãe e o bebê se acostumem à posição e pega correta para a amamentação. Durante a gravidez, leia sobre aleitamento materno - você pode começar lendo o artigo “Amamentação Após o Parto - Semana da (não violência contra a) Mulher” - e tenha à mão o contato de uma boa consultora. Isso pode ser útil caso a dificuldade dure por alguns dias.

Um corpo um pouco diferente

Sua barriga não passará de uma bola murcha. Já não haverá mais bebê dentro para dar lhe o “ar” arredondado, mas também não chega nem perto da sua barriga pré gravidez. A boa notícia é que isso não costuma durar muito tempo e aos poucos ela voltará ao normal, principalmente se você fizer exercícios físicos (após liberação médica). Os seios também não serão mais os mesmos. Se eles já aumentaram durante a gravidez, prepare-se para sentir-se “siliconada” quando o leite vier.



Fome
Amamentar dá fome, inclusive a noite. Coloque snacks saudáveis e frutas onde você costuma dar a mama. Água também não pode faltar nesse cantinho.

Prisão de ventre
É normal ficar constipada durante os primeiros dias pós parto. Procure comer alimentos pouco processados, ricos em fibras e beber muita água. Caso a prisão de ventre seja severa, acompanhada de sangue, muco ou dor abdominal, busque auxílio médico.

Cólicas
Depois de tanto expandir, seu útero precisa voltar ao tamanho normal. As dores são provenientes das contrações uterinas trabalhando para isso. É muito provável que você as sinta ao amamentar, pois a sucção do bebê estimula a liberação de ocitocina no corpo da mãe, hormônio responsável pelo movimento do útero.

Chuva de conselhos
Se você é do tipo sem paciência com conselhos alheios, mas não quer criar briga com ninguém, pode treinar frases do tipo: "obrigada pela dica, mas planejamos testar diversas formas antes de escolhermos a que queremos aplicar" ou ainda "muito bom, mas primeiro vou testar de outra forma". Ou você pode apenas dar um belo "ok" e mudar de assunto.

Variações de humor
O puerpério não é fácil. É marcado pelo cansaço físico e por concessões que temos de fazer para cuidar dos pequenos. Acompanhado a isso, a mulher sofre uma baixa hormonal brusca, que pode desencadear melancolia, tristeza e fortes alterações de humor. Caso se sinta diferente, lembre que é normal se sentir exausta e sobrecarregada. Descanse o máximo que puder, desabafe com amigos, pais ou parceiro e, se tiver vontade, chore! Descarregar as emoções faz bem! ☺

Photo Credit: Yachichurova via Compfight cc

Saiba mais:
Compartilhar no Google Plus

Escrito por Ana Cecília Calvente

0 comentários:

Postar um comentário