Bebês podem tomar leite de vaca? Males e benefícios do leite de vaca para crianças

criança pode beber leite de vaca

O leite de vaca é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros. Sempre soubemos que o leite possui muitas vitaminas, tem cálcio e ajuda o corpo a ficar mais saudável. O que não é divulgado é que esse mesmo leite possui diversos antibióticos e hormônios que são dados para as vacas e, consequentemente, são passados para o leite. O que ingerimos não passa para o nosso leite? Por que com as vacas seria diferente?

Muitas mães, principalmente as que retornam ao trabalho após uma licença maternidade, acabam oferecendo esse alimento aos seus bebês sem saberem os riscos que correm e por isso bolamos esse artigo. Não vamos falar dos males que o leite de vaca oferece ao organismo humano, mas focar no consumo por crianças pequenas.

Bebês podem tomar leite de vaca?

O primeiro ponto a ficar claro aqui é: o melhor leite para uma criança recém-nascida é o leite materno. Quando a amamentação não é possível, aí sim entram outras opções. Em geral, bebês podem beber leite de vaca ainda cedo, porém existem restrições, então nada de oferecer leite integral ao seu filho ainda pequeno!

O famoso “leite de lata” que compramos no mercado na verdade se chama “fórmula láctea infantil”. Essas fórmulas são feitas por indústrias especializadas e nada mais são do que leite de vaca com modificações, que são fundamentais se adequarem as necessidades nutricionais do bebê recém-nascido. Esse tipo de leite consegue substituir em partes o leite materno, porém devemos lembrar que não é um alimento natural e não é o ideal para um bebê. De forma alguma dê leite que não seja o recomendado ao seu bebê com menos de um ano de idade.



A partir de quando posso oferecer leite de vaca ao meu filho?

Ainda é muito debatido por diversas associações médicas qual é o momento ideal para que um bebê comece a ingerir leite de vaca. Na realidade, o ideal seria não oferecer, afinal, os males do leite de vaca são maiores que os benefícios. No entanto, ingerir leite está em nossa cultura e o consumo acaba sendo normal. Por precaução, escolha sempre um leite de acordo com a idade do seu filho. Comprovadamente, há apenas o dado de que para bebês até 12 meses deve-se oferecer apenas fórmula láctea. A partir de um ano os riscos são menores, podendo também beber leites integrais (que é o que consumimos). Evite semidesnatados e desnatados.

Males do leite de vaca para crianças

O que vamos descrever agora até acontece com leite feito para os bebês, mas acontece muito mais com bebês alimentados com leite de vaca antes do primeiro ano:

• Uma criança que consome leite de vaca muito cedo pode sofrer de anemia ferropriva (anemia por deficiência de ferro), pois o organismo do bebê não absorve bem o ferro do leite;

• Outro fator que contribui para a anemia é que o organismo do bebê ainda não está desenvolvido por completo, então pode ocorrer pequenas perdas de sangue através das fezes;

• Sobrecarga renal é outro efeito que pode acontecer por conta da elevação de sódio no sangue;

• Deficiência de cobre, zinco, vitaminas A, C, E e ácido fólico e também as gorduras essenciais ômega 3 e ômega 6. E ainda deficiências por ausência de outras vitaminas podem acontecer dependendo do processo térmico do leite;

• O consumo de leite de vaca realizado no primeiro ano de vida colabora para o aparecimento de alergia à proteína do leite de vaca (conhecida como APLV) e também alergia à outros alimentos

Apesar de acreditarmos que beber leite de vaca é saudável, ele traz diversos males para nosso organismo. Por isso, tome cuidado com o leite que você oferece ao seu filho. O leite materno é o único ideal para os bebês – e esse realmente só possui benefícios.

Photo Credit: tomek.pl via Compfight cc


Compartilhar no Google Plus

Escrito por Verônica Ponce

0 comentários:

Postar um comentário