O dia segue tranquilo até que o seu bebê demonstra sinais de sono. Você o pega no colo e começa a ninar. Os olhinhos vão fechando e fechando até que...Yes! Ele dormiu!
Você ainda balança mais um pouco indo em direção ao berço. Ajeita o bracinho para que ele nem perceba que vai sair do colo. Vai deitando seu corpinho bem devagar e aos poucos retira a mão de sua cabecinha. “Consegui!”. Pé ante pé você se afasta do berço pensando em tomar aquele banho quentinho e...Unhêêêêê. O seu bebê acordou!
Mães e pais de bebês vivem essa cena quase que diariamente. Mas porque nossos filhos acordam sempre que os transferimos para o berço, se parecem dormir tão tranquilos em nossos braços?
Primeiramente temos que entender que nosso sono acontece em ciclos. Nos adultos o ciclo dura cerca de 90 minutos (para alguns 120 minutos), se repetindo quatro ou cinco vezes por noite, e nos bebês entre 50 e 60 minutos.
Cada ciclo engloba períodos de sono leve de sono profundo, e durante o sono leve, também conhecido como REM (da sigla em inglês rapid eye movement, ou movimento rápido dos olhos), é grande a probabilidade de sermos acordados por barulhos inesperados, movimentos bruscos ou desconfortos como calor, frio ou fome. No caso dos bebês ainda existe a possibilidade de ser acordado por seus próprios reflexos, o que os faz acordar assustados.
Diferença entre bebês e adultos
Ao adormecer, os adultos vão diretamente ao sono profundo (Não REM), no qual a respiração é regular e superficial e os músculos estão relaxados. Aproximadamente 1 hora depois entramos no sono REM, no qual os olhos se movem sob as pálpebras, a respiração é irregular, os músculos ficam contraídos e é quando os sonhos acontecem.Já os bebês não sabem como chegar ao sono profundo sozinhos. Eles precisam de estímulos como toque, colo, balanço, ruídos que simulem o ambiente do útero* e sucção (do peito ou de bicos artificiais) para dormirem. Eles ficam sonolentos, seus olhos se fecham e eles entram primeiramente em REM.
Ou seja, quando os bebês adormecem em nossos colos eles entram primeiro em sono leve. Quando os transferimos para outro local, eles percebem esse movimento e despertam.
O que fazer para que o bebê continue dormindo?
Especialistas em sono indicam transferir os bebês de local (do colo/carrinho/cadeirinha do carro ao berço/cama) apenas quando estes estiverem em sono profundo. Assim eles não perceberão a mudança de ambiente e continuarão dormindo.Procure ficar com o bebê mais tempo no colo do que o de costume. Teste de 10 a 20 minutos a mais. Caso ele acorde ao ser transferido, balance o berço ou o próprio bebê suavemente ou pegue-o antes que desperte totalmente, e assim que perceber os sinais de sono profundo, tente novamente a transferência.
Parece injusto aos pais que estão cansados, principalmente quando isso acontece durante a noite, mas os bebês tem a inabilidade de dormir sem estímulos e devemos ter paciência com essa etapa da vida. Tenha sempre em mente que eles são novos nesse mundo e que tudo para eles é muito novo.
E aproveite seu filho ao máximo, ele não será um bebê para sempre!
*Existem aplicativos com ruídos brancos (ou White noises, em inglês) como máquina de lavar, secador de cabelo, batidas do coração, entre outros. Aqui em casa o secador de cabelos é o mais eficaz.
Photo Credit: jwatanabe90 via Compfight cc
Leia mais:
• Manual de Visitas a Recém-Nascidos
• O que Esperar do Pós Parto
• Filho mais velho com ciúmes? Saiba o que fazer!
Ana Cecília Calvente
Photo Credit: jwatanabe90 via Compfight cc
Leia mais:
• Manual de Visitas a Recém-Nascidos
• O que Esperar do Pós Parto
• Filho mais velho com ciúmes? Saiba o que fazer!
0 comentários:
Postar um comentário