10 Conselhos para quem escolheu o parto normal

grávida na natureza


A escolha pelo parto normal não é fácil. Vivemos em uma sociedade que tem medo da dor e que desconhece os benefícios de um parto sem intervenções médicas. Há até aqueles que criticam e rotulam aquelas que escolhem esse tipo de parto. “Alternativa”, “isso é coisa de índio”, “não sei por que sentir essa dor!”, eles dizem.

Não é prazer em sentir dor

Ninguém gosta de dor e quem opta pelo parto normal não é diferente. Acontece que, para muitas mulheres, os benefícios de um parto normal, assim como seu baixo risco para os envolvidos, são maiores do que qualquer dor.

Dito isso, listei alguns conselhos que gostaria de dar a todas as mulheres que estão dispostas a experienciar o parto como algo fisiológico. Todas elas foram tiradas da minha própria experiência (relatada nesse no post “Relato de parto humanizado”) ou de amigas com as quais conversei.

1. Contrate uma doula
Esse talvez seja o conselho mais importante. A doula é uma profissional que dá apoio à mulher antes, depois e principalmente durante o parto. Você terá mais segurança tendo ao seu lado alguém que já conhece todo o processo. Além disso, segundo o a associação “Doulas do Brasil”, pesquisas têm mostrado que a atuação da doula no parto pode diminuir em 50% as taxas de cesárea, dentre outros benefícios. Leia mais em “O que é uma doula?

2. Busque grupos de apoio ao parto
Eles ajudam a disseminar informações valiosíssimas sobre os tipos de parto e suas consequências. Isso te dará mais segurança sobre sua escolha.

3. Pesquise bastante sobre os sintomas do trabalho de parto
Muitas mulheres acham que estão em trabalho de parto e acabam indo para o hospital ainda nos pródromos (pré trabalho). O processo todo se torna muito cansativo, e muitos médicos resolvem antecipar o parto fazendo uma cesárea desnecessária. Leia mais em “Como saber se estou em trabalho de parto?


4. Tenha um médico que te incentive
Aquele médico que te acompanhou a vida toda pode não ser o ideal para fazer o seu parto. Busque alguém que tenha mais partos normais do que cirúrgicos em seu histórico, e que não só aceite fazer o seu parto normal, mas sim o incentive! O discurso deve ser “vamos nos preparar para o seu parto normal” e não “se tudo der certo você terá um parto normal”.

5. Faça exercícios físicos
Alguns trabalhos de parto são longos e exigem certa preparação do corpo. Prepare seu corpo fazendo exercícios específicos para gestantes. Minha sugestão é o ioga. Leia mais em “Ioga na gestação. Será que isso serve pra mim?”

6. Prepare o períneo
Com a orientação de um fisioterapeuta, prepare seu corpo para a passagem do bebê. Esse trabalho minimiza os riscos de laceração e auxiliam na recuperação pós parto. Seu médico poderá indicar um profissional especializado.

7. Iniciado o trabalho de parto, procure se alimentar bem
Pergunte ao seu médico quais alimentos ele indica. Em geral são recomendados alimentos com bastante açúcar para o trabalho de parto, em casa ou no hospital, pois isso te dará energia para enfrentar todo o processo. Muitas mulheres acabam se rendendo por falta de energia.

8. Mesmo com o início das dores, fique o tempo máximo que puder em casa
Em casa a mulher fica mais relaxada e pode descansar melhor. Caso tenha qualquer dúvida sobre os sintomas, entre em contato com sua doula ou médica antes de ir para o hospital – independente da hora. Os profissionais dessa área estão acostumados a atender emergências durante a noite.

9. Escolha seu acompanhante com cuidado
Que seja uma pessoa que acredite que o parto normal é possível, seguro e saudável. Ela te dará apoio quando você achar que vai desistir.

10. Em muitos momentos você vai achar que não pode fazer aquilo, mas pode!
Toda mulher sente isso durante o trabalho de parto. Toda mulher quer um jeito mais fácil e menos doloroso. Repita para si mesma que vai passar e que aquilo é o melhor para você e para o seu bebê. Para conseguir o parto normal você deve realmente acreditar nisso e acreditar que o seu corpo é perfeito e que é capaz de parir. Você não tem defeitos, como muitos gostam de dizer para justificar atos cirúrgicos.

Que todas tenham uma experiência linda para lembrar!
Independente se normal ou por cesárea, que os bebês venham ao mundo com muita saúde e amor!
Bom parto!

Ana Cecília Calvente

Photo Credit: yo_kmac via Compfight cc

Leia mais:
• Manual de Visitas a Recém-Nascidos
• O que Esperar do Pós Parto
• O que Organizar Antes de o Bebê Nascer
Compartilhar no Google Plus

Escrito por Ana Cecília Calvente

0 comentários:

Postar um comentário