Acupuntura na Gravidez: Benefícios na Gestação e no Trabalho de Parto


acupuntura na gestação


Sempre fui uma pessoa muito ansiosa. Sou daquelas pessoas que não consegue dormir antes de uma grande viagem e pensa em todos os detalhes meses antes de um evento qualquer. Durante as minhas duas gestações senti que a ansiedade piorou ainda mais, afinal, tem como não estar ansiosa para conhecer o rostinho do seu bebê?

E eis que chego ao fim da gestação e conheço a acupuntura. Na verdade, eu já ouvia falar dela há muito tempo, porém sempre foi uma atividade que adiei. Há alguns anos meu pai sentia muitas dores por conta de uma hérnia de disco e só a acupuntura fez as dores irem embora. Por estar muito ansiosa, com dores e querendo que o bebê nascesse logo, resolvi investir na medicina complementar e experimentei a técnica chinesa. E minhas expectativas foram alcançadas! Por isso gostaria de compartilhar com vocês um pouco de como tem sido minhas sessões e quais são os benefícios que as gestantes podem usufruir.

O que é acupuntura?

É um ramo da medicina tradicional chinesa que utiliza agulhas, moxas e outros instrumentos em pontos do corpo a fim de provocar efeitos calmantes e/ou anestésicos, além de tratar doenças.

Como funciona a acupuntura?

Existem diversos meridianos no nosso corpo, que são “canais de energia” que percorrem o corpo todo. Para falar de uma forma mais simples, esses meridianos são linhas que atravessam nosso corpo e podem ir de um lado a outro ou da cabeça aos pés. Os pontos da acupuntura ficam localizados nesses meridianos e cada um deles é responsável por um órgão ou sistema. Com a punção (ou picada) ou utilização da moxa, é liberada uma energia. E é essa energia liberada que possui efeito benéfico para nós. 

Meridianos são as linhas que atravessam o corpo. São canais de energia.


Acupuntura dói?

Não, acupuntura não dói! Apesar de acharmos que a agulha machucará, a picada em si é indolor. Alguns pontos podem ser desconfortáveis ao inserir a agulha, e às vezes é possível sentir uma sensação de choque ou um incômodo leve, mas esse desconforto apenas indica que o ponto está sendo trabalhado corretamente e passa logo. Pode ficar tranquila!




Como funciona uma consulta ou sessão de acupuntura?

Primeiramente, você deve dizer ao profissional quais são suas queixas e o que busca através da acupuntura. Como eu já sabia o que queria, fui na lata! Pedi para que trabalhássemos a ansiedade, o inchaço e a indução do parto. Em algumas sessões também pedi para que trabalhássemos o baixo ventre por conta das cólicas do fim da gravidez, a sinusite e a dor na lombar. Então é isso: você relata ao acupunturista o que você pretende através da acupuntura, suas queixas, vontades, dores e ele avaliará o que deve ser feito. Após essa etapa, ele inserirá algumas agulhas nos pontos do corpo e deixará você descansando com elas por um tempo (de 20 a 30 minutos) a fim de liberar a energia e proporcionar a melhora.

Quais são os benefícios da acupuntura na gestação?

Como a acupuntura traz benefícios para o corpo e para a mente, há diversas formas de usá-la a favor da gravidez. Podemos estimular pontos que auxiliem nas dores na lombar, nas costas, no baixo ventre (por conta das cólicas), no inchaço (chamado de edema), dores de cabeça e sinusite ou rinite (já que muitas mulheres ficam com o nariz ressecado durante a gravidez). Também é possível melhorar os enjoos, vômitos e azias. Além desses sintomas que competem apenas ao corpo, também é possível trabalhar a mente! A ansiedade e a depressão na gestação podem ser trabalhados. Consequentemente, até mesmo dormir se tornará uma missão mais fácil.

Acupuntura para posicionar o bebê

Nem todos os bebês se posicionam de cabeça para baixo (posição cefálica) ao fim da gravidez. Quando os bebês estão pélvicos (sentadinhos na barriga da mamãe), eles têm maior dificuldade para nascer, pois a posição não colabora com o trabalho de parto. Algumas técnicas da acupuntura ajudam para o posicionamento correto do bebê. Nem sempre adianta, mas há diversos relatos que comprovam a eficácia do procedimento.

Acupuntura para induzir o parto

A acupuntura pode ser realizada para induzir o parto, estimulando pontos que liberam hormônios e intensificam as contrações uterinas. Porém o melhor da indução (pelo menos para mim) é liberar a mente para o que está por vir. Muitos trabalhos de parto estagnam por bloqueios mentais, como preocupações constantes e medos que às vezes nem sabemos direito que temos. Através da acupuntura é possível “abrir a mente” para liberar essa passagem e assim facilitar o parto.

Acupuntura durante o trabalho de parto

Estimulando os pontos corretos do corpo, a acupuntura pode aliviar as dores das contrações. Como os pontos estimulados liberam endorfina (que é uma substância analgésica), evita-se a anestesia ou diminui-se a quantidade a ser aplicada. A acupuntura no trabalho de parto é mais comum de ser realizada em partos domiciliares, quando a mulher tem maior liberdade de posições, mas também pode realizar na sala de parto do hospital.

Anotações da Verônica - Minha experiência com a acupuntura na gravidez

Depois de 3 sessões de acupuntura, me pergunto por que não comecei a fazê-las desde o começo da gestação. O inchaço reduziu, a ansiedade se aquietou, me sinto menos estressada e, consequentemente, meu sono melhorou. Hoje, com 39 semanas, me sinto mais calma e tranquila para parir. Ao longo dessas três sessões trabalhamos também a indução, pois havia relatado à minha acupunturista que queria induzir, porém sabia que antes eu deveria liberar alguns canais (olha só, eu nem mesmo sabia que era essa a palavra) que estavam me bloqueando por estar muito ansiosa e estressada. Pretendo continuar com as sessões até o bebê nascer e provavelmente até mesmo após o nascimento, já que agora conheço os benefícios da técnica. Como eu estava muito ansiosa, também estava comendo muuuuito (inclusive abusando dos docinhos) e essa vontade absurda de comer parou!

Minha dica

Se puder fazer acupuntura desde o início da gestação, faça! O ideal é que você vá com a mente aberta de que essa técnica vai te ajudar no que você precisar, seja uma azia, uma dor de cabeça, uma dor lombar ou até mesmo estresse. Em uma única sessão é possível estimular diversos pontos, colaborando para uma melhoria não só do corpo, mas da mente também. Me arrependo muito de não ter começado antes, pois assim teria dormido melhor, curtido mais o meu corpo e aproveitado melhor a gestação, já que estaria mais disposta. Recomendo muitíssimo! :)

Um super beijo,
Verônica 


Saiba mais sobre gestação e bem-estar:
Compartilhar no Google Plus

Escrito por Verônica Ponce

0 comentários:

Postar um comentário