Mito ou verdade: Vinho faz bem para a gestante e bebê? Grávida pode beber bebida alcóolica?

grávida pode beber vinho

Vinho faz bem para a gestante e bebê? Grávida pode beber bebida alcóolica?

Muitas pessoas acreditam que vinho faz bem para a gestação ou para a amamentação. Tome cuidado com esses conselhos. É bastante divulgado que uma taça de vinho por dia faz bem para a saúde, auxiliam na digestão, entre outros benefícios, mas não se deixe enganar. Esses estudos se referem a um corpo adulto desenvolvido, o que não é o caso do seu bebê – nem dentro e nem fora da barriga.

O álcool durante a gestação

Apesar de parecer inofensivo em doses pequenas, o álcool é uma substância que possui livre acesso à placenta. Isso significa que todo álcool que a mãe ingere é passado para o bebê. Além disso já ser um grande problema, existe um perigo ainda maior: o fígado do bebê demora duas vezes mais para metabolizar o álcool, justamente porque seu organismo não está desenvolvido completamente.

A ingestão de álcool durante a gravidez pode inclusive prejudicar o desenvolvimento do bebê. Estudos comprovam que mães que bebem durante a gestação correm maior risco de parirem bebês abaixo do peso ou com más-formações. Além disso, existe a chance de o bebê desenvolver Síndrome Alcoólica Fetal, que não é visível quando o bebê nasce, mas sim quando a criança já tem 2 a 4 anos.



Recomendações internacionais

De acordo com os médicos brasileiros, norte-americanos e da Organização Mundial da Saúde (OMS), só não há risco de o álcool afetar o bebê durante a gravidez se a mãe não tomar nada de álcool. Isso mesmo. Nada! Zero!

No entanto, também estuda-se que a chance de o corpo absorver álcool de maneira prejudicial a gestante e ao bebê se ingerir menos de duas taças de vinho por semana é baixa, porém é melhor não arriscar, principalmente se houver alguma complicação na gravidez.

Qual é a probabilidade de uma taça de vinho fazer mal?

Apesar de todas as recomendações para que não se beba álcool durante a gestação, alguns estudos demonstram as chances de o bebê apresentar problemas em decorrência do álcool, como a síndrome alcoólica fetal, o desenvolvimento de doenças e má-formação são pequenas.

No entanto, apesar de pequenas, ainda há risco. Então se quiser tomar uma taça de vinho de vez em quando, não o faça pensando que fará bem ao bebê.

Saiba mais sobre gravidez:
• Acupuntura na Gravidez: Benefícios na Gestação e no Trabalho de Parto
• Gestante pode amamentar?
• Sexo na gravidez pode ser prejudicial ao bebê?
Compartilhar no Google Plus

Escrito por Meu Mundo Mudou

0 comentários:

Postar um comentário