Bate-Bola com Papai: Pais de Primeira Viagem


Olá, papais!
Sejam bem vindos ao Bate-Bola com o papai.

Esse é o primeiro post de uma nova coluna do nosso blog, um espaço reservado para o nosso time de papais aprender conversando uns com os outros.

O primeiro papai que eu gostaria de conversar é aquele que vê o seu bebê através da barriga da mamãe, o famoso ”papai de primeira viagem”.

Já se acostumou a ser chamado de papai? 

Repetir tantas vezes a palavra “papai” deve ter te deixado um pouco aflito ou nervoso e meu objetivo é fazer justamente o contrário. Fico feliz se isso realmente tiver acontecido, sinal que você se preocupa em ser pai. É normal ficar nervoso nessa fase, afinal, é uma responsabilidade enorme ter um filho. Talvez você nunca tenha pensado nisso ou nunca te disseram, mas só pode amar alguém aquele que se preocupa, então parabéns! Você já começou com o pé direito.

Agora que já começamos com o pé direito queria te perguntar uma outra coisa: você sabe se um pacote de fralda está caro ou barato, já pesquisou como suavizar as primeiras cólicas do bebê? Conhece o gel chamado “Nenedent” Provavelmente não.

Eu assumo que na minha “primeira viagem” eu também não sábia de quase nada

Eu sempre soube o que o BabyCenter me mostrava semanalmente ou aquilo que a Verônica me contava. Em partes, “não é nossa culpa”. Infelizmente, a maioria dos pais de primeira viagem agem de forma igual, pois não fomos ensinados pelos nosso pais a ser esse tipo de pai que vai atrás de informações e se preocupa como as mães, os valores deles eram outros.

Só se você estar lendo esse post, significa que você está mais antenado que eu - e isso é ótimo! É importante desfazermos essa cultura em que a responsabilidade de cuidar e criar um filho é inteiramente (ou quase) da mãe. Ser pai não é ajudar a mãe. Ser pai é ser tão ativo na criação dos filhos quanto a mãe.


Ser pai não tem segredo, tem muito esforço! 

De todas as coisas da vida, nenhuma requer maior esforço, dedicação, paciência e amor do que nossos filhos. Esforço em aprender como colocar um body, dar banho e trocar uma fralda, paciência por cada madrugada acordada, xixi na cama, na roupa, em você (acredite vai acontecer), dedicação em aprender e ouvir, isso é só o começo…

Hoje eu queria te falar uma coisa que talvez nunca ninguém tenha falado: você vai sentir o cansaço mais feliz da sua vida. Não existe recompensa maior que olhar para o seu filho(a) só por alguns segundos para você perceber que o amor tomou o espaço do que existia de negativo e toda aquela sua preocupação e nervosismo parecem nem existir mais.

Encerramos nosso primeiro bate-bola aqui, dando boas vindas a todos os novos papais que entraram para o nosso time.

Um grande abraço,
Vitor Hugo
Compartilhar no Google Plus

Escrito por Unknown

0 comentários:

Postar um comentário