Solteira e solitária? | Mães em Luta
Li recentemente um artigo que falava que o mal da maternidade contemporânea é a solidão. O que as pessoas chamam de solidão afinal? O fato de você ter optado ou estar solteira? É o que me parece que as pessoas, em sua maioria, pensam. A sociedade em si vê nas mães solteiras um motivo para pena e em nenhum momento pensam que a "solteirice" possa ser opcional, ou simplesmente que esta ou aquela mulher não querem ter alguém ao lado naquele determinado momento que não mereça estar ali, só por convenções sociais.
A melhor definição de solidão que pode ser usada para mim é: Estar com muitas pessoas e sentir-se só. Não sinto-me vazia em nenhum momento por estar solteira, ou uma vítima da vida porque o meu ex casou-se novamente e eu não, muito pelo contrário. As vezes em que senti esta tal de "solidão", que senti aquele vazio ruim, que eu me lembro, foi quando eu estava com ele, o cara que eu havia escolhido para dividir a vida comigo.
Sentir-se só algumas vezes é extremamente normal, é humano, como diz uma música do NX0 “Dias ruins todo mundo tem, já jurei pra mim não desanimar e não ter mais pressa, pois sei que o mundo vai girar...”, porém o que não podemos é nos enclausurar em uma teia de escuridão, depressão e nos colocar no lugar das vítimas injustiçadas pela vida, lembrando que um relacionamento estável não faz a solidão de ninguém partir milagrosamente, basta que vejamos a quantidade de mulheres que, assim como eu, um dia são casadas e sentem-se sós. Quantas amigas você já viu desabafando que o seu marido não se preocupa com elas, ou com os filhos, que não dividem os fardos que são pesados da vida, etc.
Ser solteiro e ter filhos não é motivo de vergonha nem solidão para ninguém. Estar só também é bom, pois é neste momento que você pode olhar para dentro de si mesma e descobrir o que de fato você deseja dentro de um relacionamento ou não. Não se frustre porque a sua amiga, também com filhos, "arrumou" alguém e você não. "Arrumar" alguém não fará de você uma pessoa mais ou menos solitária, pois quando "arrumamos" alguém, qualquer pessoa serve. É isso que você quer? Qualquer pessoa? Alguém que não te valorize? Que não cuide de você? Que não trate bem aos seus filhos? Que te olhe pelo que você é e não só para o seu belo e escultural corpo. Deseje encontrar alguém e no melhor momento isso acontecerá. Enquanto isso, simplesmente viva.
Ser solteira não é motivo algum para solidão, a solidão é uma escolha e não uma condição e a sua escolha deve ser aceitar este momento de "solidão" para autoconhecimento e para ensinar aos seus filhos também que estar (ou não) com alguém não faz de nós pessoas mais ou menos felizes, o que nos torna mais felizes é ser o que somos e quem somos da melhor forma que pudermos.
Continuaremos na luta.
Regiane Ree
Photo Credit: hondainterno via Compfight cc
0 comentários:
Postar um comentário