Bate Bola com o Papai: Melhorando a Comunicação através da Hora da Estorinha

melhorar a comunicação com o bebê

Para muitos pais (inclusive eu), existe uma certa dificuldade na comunicação com os bebês nos primeiros meses ou até anos de vida dos nossos filhos. Vemos neles um amigo, um companheiro e talvez seja até um pouco frustrante não conseguir se comunicar da forma que gostaríamos.

Às vezes queremos conversar sobre os mais diversos assuntos: contar sobre o nosso dia, futebol e hobbies, mas parece que aquela pessoinha que está do nosso lado não está entendendo pouco (ou até mesmo nada) do que falamos. E isso é normal. Assim como eles levam tempo para aprender a falar, eles também precisam de um tempo para aprender a ouvir.

Podemos ficar frustrados com isso, até mesmo sem entender que uma conversa um pouco mais “complexa” talvez demore um pouco mais. Por outro lado, também é necessário entendermos que o aprendizado deles é constante e precisamos dar tempo para que eles aprendam sem pressões.

Esse diálogo que você tanto deseja ter com seu filho não está rolando? Calma, ele vai chegar. Essa falha na comunicação se deve a um único motivo bem simples:

“Papai e bebê estão falando línguas diferentes” 

Durante toda a sua vida, o bebê está aprendendo. Às vezes, eles fazem até uma cara de seriedade para mostrar o quão focados estão, mas devemos entender que o aprendizado acontece em ritmos diferentes, inclusive quando não parece que estão absorvendo informação alguma. Antes de falarmos sobre a Libertadores ou como foi nosso dia, devemos começar por conversas mais suaves e que despertem o real interesse do bebê.

Quem de nós não conhece um conto de “Era uma vez…”? 

As estorinhas e cantigas estão voltadas para o público infantil porque elas possuem os estimulantes adequados para o aprendizado do bebê. A repetição constante de palavras, a narrativa suave e, por último - e talvez mais importante -, o uso de imagens, que são elementos importantes para esse aprendizado. A criança usa a visão como meio de observar o mundo a sua volta, sem contar que muitas vezes podemos usar a imagem para explicar a própria estória.

Esse é o caminho que indico para começar uma conversa com seu filho, lendo estorinhas infantis, mas não fique preso só a estória do livro! Tenha reações aos sentimentos (como os de alegria, surpresa, tristeza...), faça o som dos animais e entre na personagem do livro. Isso fará com que o tempo que vocês passam juntos seja educativo e ao mesmo tempo prazeroso, afinal de contas, não é esse um dos motivos pelos quais temos filhos?

A tecnologia mais uma vez está do nosso lado. Digo isso porque se você não tem nenhum livro em casa, pode baixar e-books pela web e existem centenas de exemplares em vários idiomas que estão lá esperando para serem baixados gratuitamente, assim não precisamos ficar “presos” numa estorinha só.

Depois de ler essa postagem, que tal aproveitar para ler uma estorinha para o bebê? Garanto que vocês vão se divertir pra caramba juntos.

Boa leitura, papais! :)

Vitor Hugo Massoni

Photo Credit: Adan Príncep via Compfight cc
Compartilhar no Google Plus

Escrito por Unknown

0 comentários:

Postar um comentário