É normal sentir cansaço em excesso na gravidez?

cansaço na gestação


É muito comum ver mulheres grávidas se queixando de cansaço e sono durante o período de gestação, porém não há motivos para que você se preocupe quanto a isso. Em alguns casos, o cansaço e o sono são tão grandes que nos fazem duvidar que tudo esteja bem, não é mesmo? Então descubra agora o motivo para essa sensação de cansaço constante para ter certeza de que não há nada errado e que a gravidez segue tranquila e saudável.

Causas do cansaço em excesso na gravidez

A reviravolta hormonal que o corpo sofre durante a gravidez é o principal motivo da mudança de ânimo em uma gravidez. Em especial no desenvolvimento do hormônio progesterona, fundamental para a gravidez, e que provoca efeitos colaterais, como o cansaço excessivo.

No entanto, o mais comum é que isso ocorra principalmente no início da gestação, quando seu corpo está desacostumado com tantas alterações.

Este processo interno gera o cansaço e o sono exagerados, mas é perfeitamente normal no começo da gravidez. Após os primeiros meses, o corpo começa a se acostumar. Muitas gestantes passam a demonstrar mais disposição no segundo trimestre (após 12 semanas), mesmo quando a barriga começa a crescer.

Não é preguiça!

Em toda gestação ocorre muitas mudanças hormonais. Como nossos corpos se desenvolvem de formas diferentes, não estranhe se alguém que você conhece não passar pelo mesmo que você. Nossos organismos recebem informações e reagem de maneiras distintas. Se mesmo assim te chamarem de “preguiçosa”, mostre esse artigo e explique que é algo completamente comum.

Depois o corpo se acostuma (mais ou menos no fim do terceiro mês de gravidez) e sua energia retorna. Claro, outras reações durante o período de gestação podem gerar mais cansaços, mas eles serão mais pontuais.

Caso esse cansaço excessivo saia deste período, o ideal é consultar seu médico para que ele faça a devida avaliação.



Cansaço no final da gravidez

No final da gestação, o cansaço passa a ser físico invés de hormonal. A barriga já está maior por conta do tamanho do bebê e existe uma maior dificuldade para realizar tarefas que antes eram tranquilas, como encontrar uma boa posição para dormir.

Com o aumento de peso fica muito mais difícil relaxar e descansar, além de o deslocamento se tornar mais cansativo também. Então fique tranquila, pois ao fim da gestação é completamente normal você se sentir cansada.

Saiba mais sobre gestação:
Os Medos da Gravidez
Conselhos às Grávidas de Primeira Viagem
Dor Pélvica na Gravidez


Photo Credit: GynGeesthacht via Compfight cc
Compartilhar no Google Plus

Escrito por Meu Mundo Mudou

0 comentários:

Postar um comentário