Ioga na gestação. Será que isso serve pra mim? | Mãe de Primeira

grávida praticando yoga

“Faça atividades físicas”, dizem os médicos, mas convenhamos que malhar com aquele barrigão não é nada confortável. Sem contar que tem dias que o cansaço de gerar uma vida (isso mesmo que você leu, não é preguiça!) faz você não querer nem levantar da cama, quanto mais levantar pesos.

Tudo bem que cada um tem o seu exercício preferido, e pode ser que para você a musculação funcione bem na gravidez. Algumas pessoas se dão melhor com atividades na água, outras com caminhadas no parque, e tem as que prefiram dispensar a faxineira e tomar conta de toda a limpeza da casa. O tipo de atividade não importa. Importante mesmo é se manter ativa durante toda a gestação!

Eu me encontrei no ioga. Conheci a atividade alguns anos antes de engravidar, mas já não praticava há algum tempo. Quando soube da gravidez, eu participava de um grupo de corrida, mas minha obstetra não recomendava esse tipo de exercício. Tive que parar e buscar outras possibilidades. Tentei a musculação e a hidroginástica, mas foi o ioga que eu mais gostei.





O ioga é uma atividade que melhora a postura, alonga os músculos e não sobrecarrega as articulações, ou seja, super indicado às futuras mamães! Claro que, assim como todo exercício, deve ser bem orientado e adaptado, pois existem algumas posturas que não devem ser feitas pelas “barriguidinhas”.

Benefícios da ioga

Além dos benefícios físicos, a ioga possibilita um momento de atenção ao nosso próprio corpo e aos movimentos do nosso bebê. Nesse momento criamos uma conexão muito forte com eles, pois respiramos com a consciência de estarmos nutrindo aquela nova vida.

A meditação é um ponto forte. Nas aulas nos concentramos e direcionamos muita energia para nós mesmas e para a vida intrauterina. Já foi comprovado que esse momento introspectivo reduz os níveis de estresse e ansiedade.

Outro grande benefício é que a prática prepara o seu corpo para o parto e pós parto. Durante as aulas vamos conhecendo posições que podem favorecer o nascimento do bebê, diminuir a dor das contrações e fortalecer a pelve, além de alongar e relaxar todo o corpo.

A troca de experiências também faz parte do pacote. Uma aula só para gestantes possibilita dividir dúvidas, medos e compartilhar conhecimentos. Dessa forma, as aulas também funcionam como uma espécie de “grupo de apoio”, onde muitas ansiedades são amenizadas.

Se você ainda tem dúvidas se a ioga é o exercício certo pra você, você pode buscar locais que ofereçam aulas experimentais ou avulsas, assim será possível conhecer ainda melhor seus benefícios.

Boa prática e até a próxima!
Ana Cecília Calvente

Photo Credit: nicole.aguilera via Compfight cc

Leia mais:
• Manual de Visitas a Recém-Nascidos
• O que Esperar do Pós Parto
• O que Organizar Antes de o Bebê Nascer
Compartilhar no Google Plus

Escrito por Ana Cecília Calvente

0 comentários:

Postar um comentário