É normal o bebê soluçar?
É muito comum sentirmos o bebê soluçar ainda na barriga – e isso não acaba após eles nascerem. Muito mais que um treinamento para a respiração, existem outros fatores importantes para sabermos sobre o soluço. Confira!O que é soluço?
O soluço é o resultado de uma contração involuntária do diafragma, um músculo que fica abaixo dos pulmões. Isso faz com que as cordas vocais se fechem de repente, o que faz com que você faça esse familiar ruído "hic".Por que os soluços acontecem?
Soluços podem ocorrer por uma variedade de razões, como comer demais, engolir ar durante a mastigação ou até mesmo estar ansioso e animado. Estes mesmos "disparadores" podem causar em bebês recém-nascidos ataques de soluços, o que geralmente não é um problema para uma criança saudável.É normal meu bebê soluçar tanto?
Sim! Soluços são comuns em bebês com menos de um ano de idade. Bebês, mesmo no útero, sofrem com soluço (o que também é totalmente normal). Algumas mães se perguntam como isso é possível - afinal, eles não estão realmente respirando ainda, mas soluços não têm nada a ver com a respiração em si. Eles são contrações repentinas do diafragma causado pela irritação ou estimulação do músculo, por isso dizem que o soluço dentro da barriga é o bebê treinando a respiração.Quando o soluço pode ser prejudicial?
Bebês com doença do refluxo gastroesofágico podem soluçar com mais frequência. Leve-o ao médico, especialmente se ele cospe ou tosse e parece muito irritado.Além disso, se o seu filho tem soluços incontroláveis e com muita frequência, ou ocorrem muitas vezes depois de 1 ano de idade, fale com o pediatra. Soluços incomuns podem - em casos muito raros - ser um sinal de uma condição médica subjacente mais grave.
Como acabar com o soluço?
Tome cuidado com alguns conselhos populares sobre a “cura” do soluço. Não tente acabar com soluços assustando o seu bebê, pressionando seus olhos, empurrando sua moleira ou puxando a língua. Além de você correr o risco de ferir gravemente seu filho, não há nenhuma prova de que estes métodos funcionem.Na verdade, não há muito o que fazer, já que não há estudos que comprovem a eficácia de métodos para acabar com o soluço. Apesar disso, lembre-se que ter soluço é completamente normal, acabam tão rápido quanto iniciam e vão embora por conta própria.
0 comentários:
Postar um comentário