Durante a gravidez, passamos a cuidar melhora de nossa alimentação para não correr riscos de saúde e nem prejudicar o bebê. Uma das dúvidas que muitas mulheres têm é se pode comer carne malpassada e realmente já foi comprovado que essa prática não é adequada.
Toxoplasmose
Se você é do time da carne malcozida ou crua, interrompa esse hábito pelo menos durante a gestação, pois a carne malpassada pode deixá-la doente, podendo até mesmo prejudicar o seu bebê. O problema não é a carne em si, mas sim o parasita toxoplasma, que pode ser prejudicial a saúde.Quando a carne é preparada adequadamente, não oferece riscos. Já o contrário pode levar a toxoplasmose, uma doença com sintomas semelhantes à gripe. A toxoplasmose é uma doença bastante “leve” para você, mas pode prejudicar o seu bebê e causar graves problemas de saúde, podendo até mesmo levar a aborto, ou a perda do bebê no nascimento.
Salmonela
Carne malcozida pode também carregar um risco de intoxicação alimentar causada pela bactéria salmonela. Quando você está grávida, o seu sistema imunológico sofre mudanças para que o seu principal objetivo seja proteger o seu bebê em desenvolvimento. Isso a torna mais suscetível a intoxicação alimentar do que era antes de ficar grávida. Envenenamento por Salmonela é improvável prejudicar o seu bebê, mas pode causar vômitos e diarreia, dor abdominal, dor de cabeça e febre na gestante.Dito tudo isto, carne bem cozida é uma excelente fonte de proteínas, ferro e outras vitaminas e minerais. Então não é necessário que você tire esses alimentos de seu cardápio, apenas os cozinhe adequadamente.
Confira nossas dicas:
• Armazene a carne crua cuidadosamente no refrigerador, de modo que o sumo não pode escorrer sobre outros alimentos;• Não coloque alimentos cozidos na mesma placa de corte ou superfície que tenha sido utilizado para a carne crua. Limpe as superfícies completamente, primeiro com água quente e sabão ou spray antibacteriano e um pano limpo e úmido;
• Lave as mãos e todos os utensílios antes e depois de manusear carne crua;
• Cozinhe aves e carne até que não haja pedaços rosas restantes;
• Tome especial cuidado com grelhados ou churrasco de carne. Nem sempre o exterior estar "queimadinho" significa que o interior está cozido. Na dúvida, verifique o ponto da carne fazendo um corte com faca na parte mais espessa de um pedaço ou use um termômetro de carne.
Direitos autorais de imagem: zakiroff / 123RF Imagens
Saiba mais sobre saúde na gestação:
• 10 Conselhos para quem escolheu o parto normal
• Sexo na gravidez pode ser prejudicial ao bebê?
• Café na Gestação: Os males e benefícios da cafeína para gestante e feto
0 comentários:
Postar um comentário