Amamentação Após o Parto - Semana da (não violência contra a) Mulher



Olá, mamães e papais!
Hoje vamos dar sequência aos posts da Semana da (não violência contra a) Mulher e o tema é amamentação após o parto. Ontem falamos sobre violência obstétrica e um dos tópicos foi o afastamento entre mãe e bebê após o nascimento (se você não leu o último post, clica aqui). O que muitas mães não sabem é que a amamentação logo no primeiro momento de vida do bebê é super importante!

Para ler os outros posts da série, acesse:
Violência Psicológica | Violência Obstétrica

Para nos ajudar a falar desse assunto, convidamos Sandra Abreu, que é enfermeira especialista em amamentação na Anjos do Leite, uma assessoria que auxilia mães e gestantes nesse momento tão importante e especial.

Hoje em dia já é divulgada a informação de que a amamentação é importante, porém muita gente ainda não sabe que a primeira mamada deve ocorrer logo após o parto. Como havíamos conversado no post sobre Violência Obstétrica, afastar mãe e bebê após o parto é uma prática comum em muitos hospitais, porém totalmente incorreta. Sandra respondeu algumas de nossas perguntas e você pode ler suas respostas na íntegra logo abaixo! :)

Por que é necessário haver amamentação após o parto?

A amamentação na primeira hora é de extrema importância, tão importante que é uma das recomendações do Ministério da Saúde e da UNICEF. Pois essa ação contribui para a "descida" mais rápida do leite e é nessa primeira hora também que o reflexo de sucção do bebê é muito mais forte e eficaz, contribuindo assim para uma "pega" perfeita. Além disso, quanto antes o bebê mamar, mais rápido estará protegido, já que o colostro é tão importante que é considerado a "primeira vacina do bebê".

Nota do MMM:
É chamado de “pega” a relação da boca do bebê com a mama da mãe no momento da amamentação.
Colostro é o leite produzido nos primeiros dias após o parto e é e rico em anticorpos.


Quais são as vantagens para a mãe que amamenta após o parto?

As vantagens da amamentação na primeira hora não traz benefícios somente para o bebê, mas para as mães também! Pois comprovadamente a amamentação libera endorfina, o que minimiza a sensação de dor. Além de ajudar a mudar o foco do incômodo pós parto para o bem estar do bebê, também como libera ocitocina, estimula a contração uterina reduzindo dessa forma o risco de uma grande hemorragia no pós parto, contribuindo também para que o útero volte mais rápido ao tamanho normal.

As mães que realizam cesárea também devem amamentar logo após o nascimento do bebê?

Independente se o bebê nascer de cesárea ou de parto normal, o contato pele a pele na primeira hora de vida é de extrema importância dentro da humanização do parto. De acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), todas as rotinas com o bebê, tais como banho, pesá-lo, ministrar colírios e medicações, podem esperar o bebê mamar ou até pelo menos durante a primeira hora de vida, ao lado de sua mãe, e isso não depende do tipo de parto, se o bebê nascer bem é um direito dele e de sua mãe de ficarem juntos, nessa primeira hora pós parto.

Existe a chance de o bebê não querer mamar nesse momento? 

Sim! Perfeitamente! Muitos não querem mamar nessa primeira hora, mas muito importante o contato pele a pele com a mãe, esse contato além de manter o bebê aquecido ainda fortalece os laços afetivos entre mãe e bebê. Estamos debatendo a violência obstétrica e o afastamento entre mãe e bebê após o parto.

O que fazer se o hospital não permitir que haja esse contato entre mãe e filho?

Essa é uma questão delicada! Pois não existe lei que garanta a esse contato imediato, o que existe são "Prêmios" propostos pela OMS e UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), os quais propuseram ações em apoio ao aleitamento materno desde os primeiros minutos de vida do bebê. E um desses "Prêmios" é receber o título de "Hospital Amigo da Criança" (IHAC). Para receber esse título, o hospital precisa seguir os dez mandamentos que incentivam o aleitamento materno, mas infelizmente muitos hospitais não são "Amigos da Criança". Por isso a dica é: A gestante que quer se beneficiar desse "contato precoce" deverá conversar antes com o obstetra e o pediatra que farão seu parto e também com o hospital. Além disso, deve se informar muito sobre parto e amamentação, pois quanto mais informada, mais conseguirá se empoderar e lutar por seus direitos. Não podemos esquecer que amamentar o bebê logo após o nascimento reduz consideravelmente o risco de mortalidade neonatal, por isso a luta não deve parar.

Esperamos que todas as dúvidas tenham sido tiradas depois dessas informações super úteis passadas pela Sandra. Quanto mais conhecimento, mais direitos conseguimos garantir!

Quem quiser conhecer a Anjos do Leite, eles tem uma página no Facebook e também o site. A Sandra também disponibilizou o whatsapp para quem quiser entrar em contato. O número é (13) 99726-1037.

Continuem acompanhando nossa série, pois ainda teremos duas postagens muuuito interessantes e importantes sobre o tema!
Um super beijo e até amanhã :)
Verônica Ponce


Leia mais:
• Relato de Parto Humanizado pelo SUS - Vanessa Leal
• O que é Amamentação em Livre Demanda?
• Conselhos às Grávidas de Primeira Viagem
Compartilhar no Google Plus

Escrito por Verônica Ponce

0 comentários:

Postar um comentário