Como Manter a Saúde com Sobrepeso na Gravidez?

sobre peso na gravidez

As musas e celebridades da televisão e da internet têm conseguido entrar na mente de todas as gestantes do país, não é mesmo? Com gestações tranquilas em que engordam pouco (às vezes perigosamente pouco), passamos a acreditar que o nosso peso não deve sofrer muitas alterações durante a gestação. Pois saiba que o importante não é o peso, mas sua saúde e se você está se sentindo bem consigo mesma.

Infelizmente, associamos estar acima do peso com estar com a saúde atrasada e por isso muitas gestantes se perguntam: como se manter saudável durante a gravidez quando estamos acima do peso?

Em primeiro lugar, o peso não está tão associado à saúde quanto você pensa e estar "acima do peso" não significa ter uma gravidez problemática. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O sobrepeso não é, necessariamente, um risco para a gravidez.

Eu mesma engordei 33kg na primeira gestação e estive muito saudável em todas as 41 semanas! É o ideal? Com certeza, não... mas usei esse exemplo para ilustrar que existem outros aspectos que envolvem a saúde.



Como manter a saúde com sobrepeso na gravidez?

Não há milagres. Uma dieta balanceada acompanhada de exercícios físicos de baixo impacto geralmente são suficientes para se manter saudável durante a gravidez mesmo com sobrepeso. Necessário ressaltar que essas medidas não devem ser feitas com o propósito expresso de emagrecer e, sim, para controlar o peso e manter seu corpo saudável. Nessa dieta devem ser evitados alguns alimentos e substâncias, como o açúcar e a cafeína. Apesar de o peso não influenciar na gravidez como acreditamos, o excesso de açúcar pode influenciar, sim. Muitas mulheres sofrem de diabetes gestacional e por isso é bastante importante haver certo controle dos carboidratos ingeridos, e isso não diz respeito apenas ao doce, mas também massas e pães.

O acompanhamento no pré-natal é indispensável! Essas consultas rotineiras não são apenas para saber sobre o desenvolvimento do bebê, mas sobre sua saúde também. Existem alguns exames que toda gestante deve fazer, como hemogramas (principalmente para ver se há anemia), exame de urina (muitas gestantes sofrem de infecção urinária) e teste de glicemia (diabetes/hipoglicemia). Se você sentir que algo está fugindo do comum, reporte ao seu médico.

Posso fazer dieta para emagrecer?

Se você está acima do peso e pensa em emagrecer durante a gestação, saiba que essa não é uma prática aconselhável. Durante a gestação, seu corpo está ganhando força e exige mais energia que o normal. Além disso, seu bebê precisará de vitaminas para se desenvolver corretamente. O ideal é realizar uma dieta para se manter saudável e manter o peso atual, mas não realizar dietas voltadas para o emagrecimento. Nada de dieta maluca da sopa ou aquelas que prometem perder 3kg em uma semana. Foque no emagrecimento somente após o nascimento do bebê. Aproveite que a amamentação ajuda a emagrecer e embale uma dieta balanceada! A maioria das mulheres relatam que emagreceram todo o peso adquirido durante a gestação em menos de um ano - muitas em menos de 6 meses.

Vamos as dicas de saúde:

• Caminhe e faça exercícios complementares de baixo impacto, como yoga, pilates e hidroginástica;

• Coma alimentos com bastante cálcio, como leite e laticínios (queijos, iogurtes, etc). O cálcio ajuda na formação dos ossos e, quando fortes, absorvem a gordura em excesso e depois a eliminam. Só não exagere no leite por conta da azia;

• Proteínas são ótimas para dar a sensação de saciedade, algo que é difícil de conseguir depois de alguns meses de gravidez, por isso, quanto mais saciada você estiver, menos comerá, mas mantendo a qualidade dos alimentos ingeridos;

• Beba muito líquido, de preferência água ou sucos naturais. Passe longe de bebidas alcóolicas e também de refrigerantes, que são ricos em açúcar refinado e fazem mal à saúde;

• Consuma alimentos ricos em ferro, como frutas secas, ovos e verduras, principalmente as de cor verde escura. O ferro ajuda a prevenir a anemia;

• Não se esqueça de tomar ácido fólico, pois ele é essencial para as mulheres grávidas - por conta do desenvolvimento do bebê;

Realizando consultas regulares no pré-natal e seguindo essas dicas, é possível ter uma gravidez saudável mesmo estando acima do peso, simmm! :)

Direitos autorais da imagem: zdyma4 / 123RF Banco de Imagens

Saiba mais sobre saúde na gravidez:
• Depilação na Gravidez: Males, Benefícios e Opções
• Mito ou Verdade: Chocolate ajuda a ver o sexo do bebê?
• É normal sentir cansaço em excesso na gravidez?
Compartilhar no Google Plus

Escrito por Verônica Ponce

0 comentários:

Postar um comentário