Quando você está grávida, você pode desenvolver anemia. Quando você tem anemia, o sangue não tem glóbulos vermelhos saudáveis o suficiente nas células sanguíneas que transportam oxigênio para os seus tecidos e para o seu bebê. Durante a gravidez, o seu corpo produz mais sangue para suportar o crescimento de seu bebê. Se você não está recebendo quantidade suficiente de ferro ou de alguns outros nutrientes, o seu corpo pode não ser capaz de produzir a quantidade de glóbulos vermelho e células que o corpo precisa para fazer esse sangue adicional.
É normal ter anemia leve quando se está grávida. Mas você pode ter anemia mais grave de baixos níveis de ferro, vitamina ou de outras razões, por isso fique ligada na alimentação.
Anemia pode deixar você se sentir cansada e fraca. Anemia que não é grave, mas que não é tratada, pode aumentar o risco de complicações graves, como parto prematuro.
Sintomas da Anemia
Muitas pessoas não sentem nenhuma diferença quando possuem anemia, porém outras podem se sentir cansadas. O cansaço é um sintoma bastante comum na gestação e pode estar associada tanto com a anemia quanto ao próprio processo de gestar. Dê uma lida nesse artigo se você tiver dúvidas: É normal sentir cansaço em excesso na gravidez?Como descobrir se estou anêmica?
Para identificar a anemia, o médico deve solicitar um hemograma para verificar a produção de hemoglobina. Na gestação, esse número costuma estar um pouco abaixo do considerado "normal", porém é importante estar sempre de olho no resultado.Tipos de anemia durante a gravidez
Anemia Ferropriva
Este tipo de anemia ocorre quando o corpo não tem ferro suficiente para produzir quantidades adequadas de hemoglobina. A hemoglobina é uma proteína nas células vermelhas do sangue. Ela transporta oxigênio dos pulmões para o resto do corpo.Na anemia por deficiência de ferro, o sangue não pode transportar oxigênio suficiente para os tecidos em todo o corpo. A deficiência de ferro é a causa mais comum de anemia na gravidez.
Anemia Megaloblástica
A Anemia Megaloblástica é causada pela deficiência de ácido fólico. O folato, também chamado ácido fólico, é um tipo de vitamina B. O corpo precisa de ácido fólico para produzir novas células, incluindo glóbulos vermelhos saudáveis.Durante a gravidez, as mulheres precisam de folato extra. Mas às vezes eles não recebem o suficiente de sua dieta. Quando isso acontece, o corpo não consegue produzir glóbulos vermelhos normais suficientes para o transporte de oxigênio para os tecidos em todo o corpo.
Como tratar a anemia?
Para tratar a anemia, pode-se optar por dois caminhos: ingerir mais alimentos ricos em ferro ou então um suplemento, muito indicado para gestantes que estejam com a hemoglobina abaixo do normal.Esses suplementos nada mais são do que comprimidos que devem ser ingeridos todos os dias ao acordar/jejum para que o organismo possa absorvê-lo melhor. A quantidade deve ser indicada pelo médico que faz seu acompanhamento do pré-natal.
Como obter ferro de forma natural?
O ferro é adquirido através de alimentos que são bastante comuns nas nossas refeições diárias, como a carne e o feijão, porém nem sempre a quantidade ingerida é suficiente. De qualquer forma, dê preferência para os seguintes alimentos: feijão, carne vermelha magra, folhas escuras (como couve), frutos do mar, pão integral e cereais enriquecidos com ferro. O chá e o café prejudicam a absorção do ferro, por isso deve evitá-los.A falta de ferro prejudica o bebê?
Ao que tudo indica, não. Dentro do seu corpo, o bebê tem certa prioridade, então ele recebe a quantidade de ferro necessária durante a gestação. Isso significa que você não precisa se preocupar com a saúde dele, mas sim com a sua. Mantenha-se saudável e tenha uma gravidez mais tranquila.Nota da Verônica
Quando cheguei na 32ª semana da gestação do Leonardo, realizei um hemograma em que apresentou baixa hemoglobina e logo fui pesquisar o que era. Já me sentia bastante cansada desde o início da gravidez (o que é normal), porém invés desse cansaço diminuir, ele só aumentou. Ao retornar ao médico, ele me receitou um suplemento de ferro além da vitamina que eu já estava tomando. Em uma semana comecei a me sentir muito melhor e mais disposta! Isso significa que nem sempre comer arroz e feijão todo dia sejam suficientes, afinal, eu mesma como alimentos riquíssimos em ferro e mesmo assim tive anemia. Então fica aqui minha dica: tomem cuidado, façam o pré-natal certinho e ao sentir algo diferente em seu corpo, reporte ao médico. Existem diversos exames que devem ser realizados durante a gestação e o exame de sangue é um deles.Photo credit: Frank de Kleine via Visual hunt / CC BY
Saiba mais sobre gestação:
• Os Medos da Gravidez
• Conselhos às Grávidas de Primeira Viagem
• Dor Pélvica na Gravidez
0 comentários:
Postar um comentário